- Identificar e localizar os países que aderiram à EU
- Conhecer os principais tratados e ano de realização.
- Interpretar gráficos e tabelas
- Analisar a evolução do crescimento natural em Portugal;
- Explicar a evolução da taxa de crescimento natural nas diferentes regiões em Portugal;
- Conhecer medidas para potencializar o crescimento natural;
- Analisar a taxa de crescimento efetivo por regiões em Portugal;
- Explicar as diferentes taxas de crescimento efetivo por regiões em Portugal;
- Distinguir , radiação solar direta de radiação solar difusa;
- Explicar as diferenças de duração e intensidade da radiação solar no território nacional;
- Explicar os efeitos da topografia na radiação solar
- Conhecer as principais formas de valorização da radiação solar;
- Reconhecer a existência de condições de insolação favoráveis ao uso da energia solar
- Problematizar o uso da energia solar
- Reconhecer a importância do uso da energia solar numa perpetiva de politicas de desenvolvimento sustentado inseridas na politica ambiental portuguesa e europeia .
- Reconhecer no incremento das energias alternativas e renováveis forma de atenuar o défice energético e a dependência face ao exterior;
- Identificar as principais bacias hidrográficas portuguesas
- Observar e interpretar mapas e gráficos
- . Relacionar as disponibilidades hídricas com a quantidade e o tipo de precipitação;
- . Caracterizar a rede hidrográfica;
- . Relacionar o regime dos cursos de água com a irregularidade da precipitação;
- . Conhecer os factores que interferem na variação de caudal dos cursos de água;
- . Equacionar a necessidade de armazenamento das águas superficiais;
- . Conhecer os factores que condicionam a produtividade aquífera;
- . Reconhecer que as actividades humanas interferem na quantidade e qualidade das águas;
- . Equacionar os riscos na gestão dos recursos hídricos;
- . Inferir a necessidade de estabelecer acordos internacionais na gestão dos recursos hídricos;
- . Debater medidas conducentes ao controlo da quantidade e qualidade da água;
- . Debater a importância do ordenamento das albufeiras e das bacias hidrográficas
publicado por esas às 11:19