Geo10ºD

Este blog destina-se à partilha de informaçoes pelos alunos da turma, mas está aberto a toda a comunidade :)

Segunda-feira, 21 de Maio de 2012

teste global


  • Identificar e localizar os países que aderiram à EU

  • Conhecer os principais tratados e ano de realização.



  • Interpretar gráficos e tabelas

  • Analisar a evolução do crescimento natural em Portugal;

  • Explicar a evolução da taxa de crescimento natural nas  diferentes regiões em Portugal;

  • Conhecer medidas para potencializar o crescimento natural;

  • Analisar a taxa de crescimento efetivo por regiões em Portugal;

  • Explicar as diferentes taxas de crescimento efetivo  por regiões em Portugal;

  • Distinguir , radiação solar direta de radiação solar difusa;

  • Explicar as diferenças de duração e intensidade da radiação solar no território nacional;

  • Explicar os efeitos da topografia na radiação solar

  • Conhecer as principais formas de valorização da radiação solar;

  • Reconhecer a existência de condições de insolação favoráveis ao uso da energia solar

  • Problematizar o uso da energia solar

  • Reconhecer a importância do uso da energia solar numa perpetiva de politicas de desenvolvimento sustentado inseridas na politica ambiental portuguesa e europeia .

  • Reconhecer no incremento das energias alternativas e renováveis forma de atenuar o défice energético e a dependência face ao exterior;

  • Identificar as principais bacias hidrográficas portuguesas

  • Observar e interpretar mapas e gráficos

  • . Relacionar as disponibilidades hídricas com a quantidade e o tipo de precipitação;

  • . Caracterizar a rede hidrográfica;

  • . Relacionar o regime dos cursos de água com a irregularidade da precipitação;

  • . Conhecer os factores que interferem na variação de caudal dos cursos de água;

  • . Equacionar a necessidade de armazenamento das águas superficiais;

  • . Conhecer os factores que condicionam a produtividade aquífera;

  • . Reconhecer que as actividades humanas interferem na quantidade e qualidade das águas;

  • . Equacionar os riscos na gestão dos recursos hídricos;

  • . Inferir a necessidade de estabelecer acordos internacionais na gestão dos recursos hídricos;

  • . Debater medidas conducentes ao controlo da quantidade e qualidade da água;

  • . Debater a importância do ordenamento das albufeiras e das bacias hidrográficas

publicado por esas às 11:19

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