Geo10ºD

Este blog destina-se à partilha de informaçoes pelos alunos da turma, mas está aberto a toda a comunidade :)

Segunda-feira, 07 de Novembro de 2011

Questões sobre migrações

 

 

 

  • Ø Identifica os diferentes ciclos da emigração portuguesa desde a segunda metade do século XX.

 

Primeiro, durante a década de 50 registou-se a fase final de um ciclo de emigração iniciado no século XIX que tinha uma saída essencialmente para o Brasil. No início da década de 60 desencadeou-se um novo ciclo de emigração, cujo principal destino foram os países da Europa Ocidental, no fim da década de 80 e início da seguinte assistiu-se ao retorno de emigração, onde também a Europa Ocidental era o principal destino, mas onde os fluxos emigratórios eram menos intensas. Com o início do novo milénio houve a continuidade deste ciclo emigratório, onde esta emigração é essencialmente temporária, emigram sobretudo devido ao clima de crise económica, quebra de salários reais, contracção do mercado de trabalho nacional e o desemprego.

 

A emigração portuguesa atingiu o seu auge no ano de 1966.

 

 

 

  • Ø A que se deve a enorme saída da população no início da década de 60 ?

 

A emigração portuguesa para a Europa, desencadeou-se na sequência da reconstrução económica dos países europeus após a II Guerra Mundial. Com o contexto do forte crescimento económico dos países da Europa Ocidental e de necessidade de reconstrução de infra-estruturas, ou seja, de mão-de-obra, fizeram com que muitos trabalhadores de países menos desenvolvidos da Europa do Sul emigrassem para estes países que necessitava de mão-de-obra para trabalhar na construção civil e na indústria transformadora que não exigem grande especialização ao trabalhador.

 

Em Portugal, em particular, verificaram-se algumas alterações na estrutura da economia, devido sobretudo, ao sector primária, a agricultura, que não propiciavam grandes oportunidades de emprego e também os trabalhadores agrícolas que tentavam encontrar emprego noutro sector, dificilmente o conseguiam. Outras razões, nomeadamente, de ordem política e relacionadas com a guerra nas colónias africanas, explicam o elevado número de emigrantes.

Emigração permanente – saída de indivíduos para um país estrangeiro por um período contínuo superior a um ano, com o objectivo de trabalhar numa ocupação remunerada.

 

Consequências dos movimentos migratórios

 

  • País de Origem

          - Positivas: < introdução a novas culturas

                           < melhoria do nível de vida da população residente

                           < entrada de remessas dos emigrantes

 

 

          - Negativas: < envelhecimento da população

                             < diminuição da população jovem, que leva ao decréscimo da população absoluta e à diminuição das taxas de natalidade

                             < desequilíbrios da estrutura produtiva

                             < despovoamento das áreas rurais

  • Ø Em que é que contribui para Portugal a imigração, após o final da década de 70?

Contribui para o crescimento populacional, para a alteração das estruturas demográficas e das dinâmicas territoriais do país, onde os migrantes eram essencialmente, os originários das ex-colónias portuguesas, com destaque para os cabo-verdianos. Durante a década de80 aimigração foi sempre crescente mantendo-se os africanos como o grupo dominante mas ainda se veio a verificar imigrantes asiáticos e latino-americanos (brasileiros). Até 2004 este número veio sempre a aumentar e isso deve-se aos processos de legalização extraordinária de imigrantes ilegais ocorridos em 1992 e 1996.

  • Ø Quais foram os principais factores para estes fluxos de imigração para Portugal no fim dos anos 70 e início da década seguinte?

Estes fluxos de imigração relacionaram-se com o processo político de mudança após 1974, na sequência da descolonização e da transferência do poder para os jovens países independentes.

 

  • Ø A que se deveu a enorme entrada em 2004 de um grande fluxo de imigrantes da Europa do Leste, passando assim a ser o grupo mais dominante de estrangeiros em Portugal?

Deveu-se essencialmente às autorizações concedidas a estes imigrantes de autorizações de permanência e também devido a autorizações de residência, fazendo com que o número de imigrantes legais aumentasse.

  • Ø E quais foram os outros factores para o crescimento dos fluxos migratórios, após meados da década de 80 ?

Os factores foram:

    - as modificações e modernização da economia do país levaram à sua progressiva abertura e internacionalização, com reflexos ao nível da circulação de capitais e de trabalhadores;

    - após a adesão à Comunidade Europeia, Portugal pôde dispor de fundos comunitários avultados, que levaram a um grande dinamismo do sector das obras públicas, nomeadamente pela construção de inúmeras infra-estruturas viárias e outras;

    - actividades económicas como a construção civil, a hotelaria e restauração e o comércio registaram, também, um grande crescimento e atraíram um número crescente de trabalhadores;

    - tendo muitos países da Europa Ocidental imposto fortes restrições à imigração, Portugal surge como um país mais “permeável” à entrada de cidadãos estrangeiros, funcionando, muitas vezes, como a primeira etapa para a livre circulação no espaço da EU, definido pelo acordo de Schengen;

    - o progressivo aumento dos níveis de instrução e de qualificação da população portuguesa, nomadamente dos mais jovens, tem-se traduzido na rejeição de empregos de maior desgaste físico e em sectores considerados menos qualificados, o que abre oportunidades de emprego e trabalhadores imigrantes;

    - os processos de mudança política e económica nos países da Europa de Leste originaram graves problemas internos de rendimento e emprego, sendo Portugal visto como um país com um nível de vida muito superior e constituindo uma porta de entrada facilitada no contexto do espaço da EU.

 

publicado por esas às 16:24

mais sobre mim

Novembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

pesquisar

 

comentários recentes

  • Como se explica a paz que a europa vive hoje?
  • brigada.
  • linda kika !
  • LIndo!
  • por favor gostaria de saber Como foi a passagem do...
  • O MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA FOI TODO FEITO POR AQU...
  • This article written by a good flat, ah, anyway I ...
  • muito bom!!
  • O Exame correu-me bem, espero que a todos os meus ...
  • muito interessante este vídeo! um abraço

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro