Geo10ºD

Este blog destina-se à partilha de informaçoes pelos alunos da turma, mas está aberto a toda a comunidade :)

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2011

O euro

Para saber mais sobre o euro

15 dos 27 Estados-Membros da União Europeia pertencem à zona euro. São eles a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, Chipre, a Eslovénia, a Espanha, a Finlândia, a França, a Grécia, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo, Malta, os Países Baixos e Portugal.

O euro entrou em circulação em 1 de Janeiro de 2002. Tornou-se a divisa de mais de 300 milhões de europeus. A divisa, em numerário, compõe-se de 8 moedas e 7 notas.

As moedas

A cara de todas as moedas é idêntica, mas a coroa varia de país para país.

Moeda de um cêntimo (coroa) Moeda de dois cêntimos (coroa) Moeda de cinco cêntimos (coroa) Moeda de dez cêntimos (coroa) Moeda de vinte cêntimos (coroa) Moeda de cinquenta cêntimos (coroa) Moeda de um euro (coroa) Moeda de dois euros (coroa)
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros


ALEMANHA

As moedas alemãs foram desenhadas pelo Professor Rolf Lederbogen (1, 2 e 5 cêntimos), por Reinhard Heinsdorff (10, 20 e 50 cêntimos) e por Heinz e Sneschana Russewa-Hoyer (1 e 2 euros).

1, 2 e 5 cêntimos: A folha de carvalho simboliza a vitória. Para o povo germânico, o carvalho era a árvore da justiça.

10, 20 e 50 cêntimos: A Porta de Brandeburgo marcava a separação entre Berlim-Oeste e Berlim-Leste. Desde a queda do muro (em 9 de Novembro de 1989), a Porta de Brandeburgo tornou-se o símbolo da unificação e da liberdade.

1 e 2 euros: A águia era o símbolo romano do Império e, depois, do Santo Império Romano-Germânico. Hoje, simboliza a democracia.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Alemanha Moeda de dois cêntimos (cara)  - Alemanha Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Alemanha Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Alemanha Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Alemanha Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Alemanha Moeda de um euro (coroa) - Alemanha Moeda de dois euros (cara) - Alemanha
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

BÉLGICA

Foi Jan Alfons Keustermans quem desenhou as moedas belgas.

Todas as moedas: Albert II, sexto rei dos belgas, nasceu em Bruxelas a 6 de Junho de 1934 e reina desde 9 de Agosto de 1993.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Bélgica Moeda de dois cêntimos (cara)  - Bélgica Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Bélgica Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Bélgica Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Bélgica Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Bélgica Moeda de um euro (coroa) - Bélgica Moeda de dois euros (cara) - Bélgica
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

CHIPRE

As moedas cipriotas são da autoria conjunta de Tatiana Soteropoulos e Erik Maell. Os três motivos diferentes utilizados nas moedas reflectem o património do país: a natureza, o mar e a cultura.

1, 2 e 5 cêntimos: o muflão, espécie de carneiro selvagem típica de Chipre, representa a vida selvagem do país.

10, 20 e 50 cêntimos: o navio de Kyrenia, um navio mercantil do séc. IV a.C. cujos destroços são considerados os mais antigos da época clássica, simboliza a relação da ilha de Chipre com o mar.

1 e 2 euros: o ídolo de Pomos é um ídolo em forma de cruz que data do período calcolítico (isto é, cerca de 3000 a.C.) e que representa a contribuição do país para a civilização desde a era pré histórica.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Chipre Moeda de dois cêntimos (cara)  - Chipre Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Chipre Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Chipre Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Chipre Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Chipre Moeda de um euro (coroa) - Chipre Moeda de dois euros (cara) - Chipre
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

ESLOVENIA

As moedas eslovenas foram desenhadas por Miljenko Licul, Maja Licul e Janez Boljka. Caracterizam-se pela inscrição "Slovenija" no anel exterior da moeda, que as distingue das moedas dos outros países da zona euro.

1 cêntimo: imagem de uma cegonha, inspirada na antiga moeda de 20 tolares.

2 cêntimos: imagem da Pedra do Príncipe, local onde eram entronizados os duques de Karantania no século VI.

5 cêntimos: figura de homem a semear estrelas. O número de estrelas (25) representa o número de países da UE na altura em que o euro foi adoptado pela Eslovénia.

10 cêntimos: a mítica "Catedral da Liberdade", projecto não concretizado de sede para o Parlamento esloveno, da autoria do maior arquitecto do país, Jože Plečnik.

20 cêntimos: imagem de dois cavalos Lipizzaner.

50 cêntimos: imagem do Monte Triglav, a montanha mais alta da Eslovénia, acompanhada do signo Caranguejo do Zodíaco e da inscrição ‘OJ TRIGLAV MOJ DOM’ ("Oh Triglav, meu lar").

1 euro: efígie de Primož Trubar, autor do primeiro livro impresso em esloveno (1550).

2 euros: efígie de France Prešeren, o maior poeta da Eslovénia, acompanhada pela frase ‘Shivé naj vsi naródi’ ("Deus abençoa todas as nações"), inscrita na caligrafia do poeta, que é extraída do seu famoso poema ‘Zdravljica’ e que faz parte do hino nacional esloveno.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Eslovénia Moeda de dois cêntimos (cara)  - Eslovénia Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Eslovénia Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Eslovénia Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Eslovénia Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Eslovénia Moeda de um euro (coroa) - Eslovénia Moeda de dois euros (cara) - Eslovénia
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

ESPANHA

As moedas espanholas foram desenhadas por Garcilaso Rollán (1, 2 e 5 cêntimos), Begoa Castellanos (10, 20 e 50 cêntimos) e Luis José Diaz (1 e 2 euros).

1, 2 e 5 cêntimos: Obra prima da arquitectura espanhola, a Catedral de São Tiago de Compostela é igualmente um dos mais célebres lugares de peregrinação do mundo.

10, 20 e 50 cêntimos: Miguel de Cervantes (1547-1616) teve um papel fundamental na literatura espanhola. A sua obra mais célebre é Dom Quixote de la Mancha.

1 e 2 euros: O Rei Juan Carlos I nasceu em Roma em 1938. Reina desde 1975 e instaurou um regime democrático em Espanha.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Espanha Moeda de dois cêntimos (cara)  - Espanha Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Espanha Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Espanha Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Espanha Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Espanha Moeda de um euro (coroa) - Espanha Moeda de dois euros (cara) - Espanha
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

FINLÂNDIA

As moedas finlandesas foram desenhadas por Heikki Häiväoja (1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos), Pertti Mäkinen (1 euro) e Raimo Heino (2 euros).

Na sequência da decisão do governo finlandês de arredondar os preços para múltiplos de 5 cêntimos, as moedas finlandesas de 1 e 2 cêntimos foram retiradas de circulação. Estas moedas tornaram-se, assim, muito raras.

1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos: O leão é o símbolo do Estado finlandês. Encarna o poder, a sabedoria e a justiça.

1 euro: O Joutsen, pássaro nacional finlandês, é uma espécie de cisne cujo principal local de migração é a Finlândia.

2 euros: Lakka é o nome finlandês da amora dos brejos que se encontra no Norte do país. Simboliza a riqueza e a fragilidade da natureza finlandesa.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Finlândia Moeda de dois cêntimos (cara)  - Finlândia Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Finlândia Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Finlândia Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Finlândia Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Finlândia Moeda de um euro (coroa) - Finlândia Moeda de dois euros (cara) - Finlândia
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

FRANÇA

As moedas francesas foram desenhadas por Fabienne Courtiade (1, 2 e 5 cêntimos), Laurent Jorio (10, 20 e 50 cêntimos) e Joaquim Jimenez (1 e 2 euros).

1, 2 e 5 cêntimos: Marianne é o símbolo da República Francesa.

10, 20 e 50 cêntimos: A Semeadora simboliza a liberdade e a esperança de uma colheita abundante.

1 e 2 euros: A árvore da vida simboliza a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, divisa da República Francesa.

Moeda de um cêntimo (cara)  - França Moeda de dois cêntimos (cara)  - França Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - França Moeda de dez cêntimos (coroa)  - França Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - França Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - França Moeda de um euro (coroa) - França Moeda de dois euros (cara) - França
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

GRÉCIA

As moedas gregas foram desenhadas por Georgios Stamatopoulos. Nem todas as moedas gregas foram cunhadas na Grécia; algumas foram cunhadas em França, em Espanha e na Finlândia.

1 cêntimo: A trirreme de Atenas era um navio de guerra imponente, que dominou os mares por vários séculos durante a Antiguidade.

2 cêntimos: A corveta foi utilizada na guerra da independência, de 1821 a 1827.

5 cêntimos: O petroleiro simboliza a modernização da marinha grega.

10 cêntimos: Rhigas Ferrarios (1757-1798) era um fervoroso defensor da independência grega, que sonhou com a criação de uma federação balcânica libertada do jugo otomano.

20 cêntimos: Ioannis Kapodistrias (1776-1831) foi o primeiro governador da Grécia independente.

50 cêntimos: Eleftherios Venizelos (1864-1936) é um dos mais célebres homens políticos gregos. Foi sete vezes primeiro-ministro.

1 euro: A coruja de Atenas figurava numa moeda antiga de 4 dracmas (século V antes de Cristo). A coruja era o símbolo da deusa Atena e representa a sabedoria.

2 euros: «O rapto de Europa por Zeus transformado em touro». Personagem da mitologia grega, a Europa deu o seu nome ao nosso continente.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Grécia Moeda de dois cêntimos (cara)  - Grécia Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Grécia Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Grécia Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Grécia Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Grécia Moeda de um euro (coroa) - Grécia Moeda de dois euros (cara) - Grécia
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

IRLANDA

Foi Jarlath Hayes quem desenhou as moedas irlandesas.

Todas as moedas: A harpa céltica é o instrumento tradicional da Irlanda.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Irlanda Moeda de dois cêntimos (cara)  - Irlanda Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Irlanda Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Irlanda Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Irlanda Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Irlanda Moeda de um euro (coroa) - Irlanda Moeda de dois euros (cara) - Irlanda
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

ITÁLIA

As moedas italianas foram desenhadas por Eugenio Driutti (1 cêntimo), Luciana De Simoni (2 cêntimos), Ettore Lorenzo Frapiccini (5 cents), Claudia Momoni (10 cêntimos), Maria Angela Cassol (20 cêntimos), Roberto Mauri (50 cêntimos), Laura Cretara (1 euro) e Maria Carmela Colaneri (2 euros).

1 cêntimo: Castelo de caça do Imperador Frederico II (1194-1250), o Castel del Monte data do século XIII.

2 cêntimos: A Mole Antonelliana é uma torre erigida em Turim, em 1863. Tem 167 metros de altura e actualmente é um museu.

5 cêntimos: O Coliseu foi começado por Vespasiano e terminado por Tito no ano 80 depois de Cristo. Podia conter um máximo de 100.000 espectadores.

10 cêntimos: «O Nascimento de Vénus» é um quadro de Botticelli (1445-1510), realizado por volta de 1482.

20 cêntimos: Este homem em movimento é uma escultura de Umberto Boccioni (1882-1916). Simultaneamente pintor, escultor e teórico, Boccioni é uma figura fundamental do futurismo italiano.

50 cêntimos: Estátua equestre do Imperador Marco Aurélio (121-180), imperador e filósofo romano.

1 euro: «O homem de Leonardo», que ilustra as proporções ideais do corpo humano, é uma obra de Leonardo da Vinci (1452-1519), datada de 1492. Leonardo da Vinci era simultaneamente pintor, escultor, arquitecto, engenheiro e escritor.

2 euros: Poeta italiano, Dante Alighieri (1265-1321) é conhecido sobretudo por ter escrito a «Divina Comédia». O seu retrato foi pintado por Rafael no início do século XVI e inspirou a moeda.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Itália Moeda de dois cêntimos (cara)  - Itália Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Itália Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Itália Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Itália Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Itália Moeda de um euro (coroa) - Itália Moeda de dois euros (cara) - Itália
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

LUXEMBURGO

Foi Yvette Gastauer-Claire quem desenhou as moedas luxemburguesas.

Todas as moedas: O Grão-Duque Henri nasceu em 1955 em Betzdorf, no Luxemburgo, e reina desde 7 de Outubro de 2000.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Luxemburgo Moeda de dois cêntimos (cara)  - Luxemburgo Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Luxemburgo Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Luxemburgo Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Luxemburgo Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Luxemburgo Moeda de um euro (coroa) - Luxemburgo Moeda de dois euros (cara) - Luxemburgo
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

MALTA

As moedas maltesas foram desenhadas pelo gravador Noel Galea Bason.

1, 2 e 5 cêntimos: o altar, que faz parte do templo de Imnajdra, um conjunto neolítico de 3600 a.C., é considerado um dos santuários mais antigos do Mundo.

10, 20 e 50 cêntimos: o brasão de armas de Malta é constituído por um escudo com a representação heráldica da bandeira maltesa, encimado por uma coroa mural e ladeado por dois ramos, um ramo de oliveira que simboliza a paz e um ramo de palmeira que representa a identidade maltesa.

1 e 2 euros: a cruz de malta de oito pontas simboliza a identidade maltesa.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Malta Moeda de dois cêntimos (cara)  - Malta Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Malta Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Malta Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Malta Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Malta Moeda de um euro (coroa) - Malta Moeda de dois euros (cara) - Malta
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

PAÍSES BAIXOS

Foi Bruno Ninaber van Eijben quem desenhou as moedas neerlandesas.

Todas as moedas: A Rainha Béatrix Wilhelmina Armgard nasceu em 31 de Janeiro de 1938 no Castelo Soestijk, nos Países Baixos, e reina desde 30 de Abril de 1980.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Países Baixos Moeda de dois cêntimos (cara)  - Países Baixos Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Países Baixos Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Países Baixos Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Países Baixos Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Países Baixos Moeda de um euro (coroa) - Países Baixos Moeda de dois euros (cara) - Países Baixos
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

PORTUGAL

As moedas portuguesas foram desenhadas por Víctor Manuel Fernandes dos Santos, cujas iniciais (VS) se encontram nas moedas. Os três selos pertenciam a D. Afonso Henriques (1110-1185), primeiro rei de Portugal independente.

1, 2 e 5 cêntimos: Este selo data de 1134.

10, 20 e 50 cêntimos: Este selo data de 1142.

1 e 2 euros: Este selo data de 1144.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Portugal Moeda de dois cêntimos (cara)  - Portugal Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Portugal Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Portugal Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Portugal Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Portugal Moeda de um euro (coroa) - Portugal Moeda de dois euros (cara) - Portugal
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

ÁUSTRIA

Foi Josef Kaiser quem desenhou as moedas austríacas.

1 cêntimo: A genciana é o símbolo da ecologia austríaca.

2 cêntimos:
O edelvaisse é a flor nacional da Áustria.

5 cêntimos:
As primaveras dos Alpes simbolizam a Primavera.

10 cêntimos:
Obra-prima da arquitectura gótica austríaca, a Catedral de Santo Estêvão de Viena foi construída na Idade Média.

20 cêntimos: O Belveder de Viena é um dos mais belos palácios austríacos, construído no século XVIII.

50 cêntimos: O Palácio da Secessão é o símbolo do nascimento da Arte Nova na Áustria. Foi construído entre 1867 e 1908.

1 euro: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é reconhecido como um dos maiores compositores de música clássica de todos os tempos.

2 euros: Bertha von Suttner (1843-1914), romancista austríaca, foi a primeira mulher a receber o Prémio Nobel da Paz, em 1905.

Moeda de um cêntimo (cara)  - Áustria Moeda de dois cêntimos (cara)  - Áustria Moeda de cinco cêntimos (coroa)  - Áustria Moeda de dez cêntimos (coroa)  - Áustria Moeda de vinte cêntimos (coroa)  - Áustria Moeda de cinquenta cêntimos (coroa)  - Áustria Moeda de um euro (coroa) - Áustria Moeda de dois euros (cara) - Áustria
1 cêntimo 2 cêntimos 5 cêntimos 10 cêntimos 20 cêntimos 50 cêntimos 1 euro 2 euros

 

As notas

As 7 notas europeias foram desenhadas por Robert Kalina, originário da Áustria. Contrariamente às moedas, que comportam motivos diferentes, são idênticas em todos os países da zona euro. Representam sete idades da cultura europeia: o clássico, o românico, o gótico, a Renascença, o barroco e o rococó, a arquitectura com utilização de ferro e vidro e, por último, a arquitectura moderna do século XX. A evolução das técnicas, da arte e dos meios de comunicação na Europa simboliza o nascimento da nova Europa unificada.

Frente: Janelas e portais constituem o motivo principal da frente de cada nota. Simbolizam o espírito de abertura e de cooperação que reina no interior da União Europeia.

Verso: Cada verso comporta uma ponte característica do período histórico da Europa evocado pela nota. A ponte simboliza também o laço que une não só os povos europeus entre eles, mas também a Europa com o resto do mundo.


5 euros

Cor: Cinzento
Tema: Clássico

Nota de cinco euros (frente)

Nota de cinco euros (verso)



10 euros

Cor: Vermelho
Tema: Românico

Nota de dez euros (frente)

Nota de dez euros (verso)



20 euros

Cor: Azul
Tema: Gótico

Nota de vinte euros (frente)

Nota de vinte euros (verso)



50 euros

Cor: Cor-de-laranja
Tema: Renascença

Nota de cinquenta euros (frente)

Nota de cinquenta euros (verso)



100 euros

Cor: Verde
Tema: Barroco e rococó

Nota de cem euros (frente)

Nota de cem euros (verso)



200 euros

Cor: Amarelo
Tema: Arquitectura com utilização de ferro e vidro

Nota de duzentos euros (frente)

Nota de duzentos euros (verso)



500 euros

Cor: Lilás
Tema: Arquitectura moderna do século XX

Nota de quinhentos euros (frente)

Nota de quinhentos euros (verso)





Fechar esta janela e voltar ao jogo

publicado por esas às 11:50

mais sobre mim

Outubro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

pesquisar

 

comentários recentes

  • Como se explica a paz que a europa vive hoje?
  • brigada.
  • linda kika !
  • LIndo!
  • por favor gostaria de saber Como foi a passagem do...
  • O MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA FOI TODO FEITO POR AQU...
  • This article written by a good flat, ah, anyway I ...
  • muito bom!!
  • O Exame correu-me bem, espero que a todos os meus ...
  • muito interessante este vídeo! um abraço

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro