Geo10ºD

Este blog destina-se à partilha de informaçoes pelos alunos da turma, mas está aberto a toda a comunidade :)

Terça-feira, 06 de Abril de 2010

Ucrânia

Era uma vez uma família real de três irmãos. Um se chamava Kie, o segundo Shchek e o terceiro Khoriv e tinham uma linda irmã chamada Lebid. Eles tinham perdido seu pai e sua mãe aos invasores do leste e foram procurar um lugar para fazer uma nova casa. Quando chegaram no belo e azul rio Dnieper e avistaram sete colinas verdes e majestosos através do rio cobertas de árvores kashtan e flores, Kie escolheu o lugar como sua nova casa. Kie e seus irmãos construíram um barco e navegaram então através do largo e poderoso rio Dnieper em direção a um elevado e verde banco no lado ocidental. Mas como deveria ser o nome da nova metrópole? Os irmãos e a irmã de Kie decidiram chamar a nova cidade KIEV em homenagem ao seu forte e bravo irmão mais velho, rei Kie. Foi assim que a cidade de Kiev foi fundada no último fim de semana de maio, na primavera do ano de 482 d.C. Kie governou na colina hoje chamada de Borichev, Shchek estabeleceu-se na colina hoje chamada de Shchekovitsa, e Khoriv fixou-se na terceira que depois foi chamada de Khorevitsa. E foi assim que eles fundaram a grande cidade há 1.500 anos. Antigamente esta era a terra dos Trypilians, dos Cimmerianos, dos Citas, dos Sarmatas, dos Alanos, dos Antae, dos Roxolanianos e das lendárias mulheres amazonas. O antigo historiador grego Heródoto, o " Pai da História " escreveu que o próprio Hércules havia encontrado esse lugar. Segundo a lenda era aqui o lugar, a colina Starokievska, aonde o apóstolo Santo André, séculos antes veio como missionário para a Cítia. Ele tinha levantado uma cruz nas colinas de Kiev e havia predito que um dia uma grande cidade ali surgiria com muitas igrejas para glória de Deus e assim a profecia se cumpriu. Grande número de comerciantes e artesãos de longe reuniram-se ao longo do Dnipro e estabeleceram-se na Podol, a cidade baixa, que transformou-se no centro de comércio. Kiev cresceu lentamente ao longo dos séculos até tornar-se a grande, majestosa e real Cidade de Kiev.

Foi em 988 d.C., cinco séculos após a fundação, que o rei Waldomiro o Grande cristianizou sua nação eslava o povo ucraniano da Rus’- Ucrânia. Foi aqui, onde a larga rua Khreshchatik ainda marca o lugar, que os povos desceram das colinas para o rio Dnieper para serem batizados na fé cristã por sacerdotes gregos de Constantinopla a capital do Império Bizantino.

O rei Vladimir construiu a igreja Desyatina, e em 1036 seu filho, rei Yaroslav, construiu a catedral de Santa Sofia (igreja da sagrada sabedoria) como uma irmã da famosa Hagia Sophia de Constantinopla. Santa Sofia em Kiev transformou-se na igreja mãe da Ucrânia, e por mil anos a imortal parede de mosaicos dourados da virgem Oranta olhou por Kiev. A invasão de mongol de 1240 e muito desde então não destruíram esta " invencível parede " de Kiev. São Miguel Arcanjo protegeu este resquício dos gloriosos e dourados dias de Kiev .

 

Foi no ano de 1187 que pela primeira vez dentro da História os cronistas históricos mencionam o novo nome Ucrânia em lugar do antigo nome Rus’.

 

Catarina

publicado por esas às 14:20

mais sobre mim

Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
23
24
28
29
30

pesquisar

 

comentários recentes

  • Como se explica a paz que a europa vive hoje?
  • brigada.
  • linda kika !
  • LIndo!
  • por favor gostaria de saber Como foi a passagem do...
  • O MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA FOI TODO FEITO POR AQU...
  • This article written by a good flat, ah, anyway I ...
  • muito bom!!
  • O Exame correu-me bem, espero que a todos os meus ...
  • muito interessante este vídeo! um abraço

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro